O que é DTM?
Disfunção Temporomandibular (DTM) engloba vários sinais e sintomas que podem afetar os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.
A dor é o sintoma mais frequente, sobretudo nas regiões da ATM, lateral da cabeça e da face. Podem também ocorrer fadiga muscular, ruídos(estalidos) na ATM, além da limitação na abertura da boca, com consequentes dificuldades como mastigar e falar.
Existem várias causas que podem levar ao desenvolvimento da DTM, o que leva a a dificuldade do diagnóstico e do tratamento. Os possíveis fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento da DTM são: fatores oclusais, parafunções (como por exemplo, bruxismo, morder os lábios, as bochechas, canetas, dentre outros), estresse, ansiedade, etc.
O diagnóstico é feito através dos seguintes passos: tomada da história clínica e o exame da região orofacial que compreende a avaliação da ATM e dos músculos mastigatórios. Deve-se também avaliar a musculatura adjacente (do pescoço e dos ombros), a oclusão (engrenamento dos dentes), além da inspeção intraoral (língua, bochechas, dentes, etc.).
Deixe um comentário →